Entenda a programação da Bienal do Livro de SP 2018

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo divulgou a programação de sua 25ª edição. A divulgação foi feita há duas semanas com 9 espaços diferentes. Uma recente atualização da programação a tornou ainda mais completa com 11 espaços.

Com temas, convidados e horários variados a programação mostra por que a Bienal de SP é um dos maiores e mais importantes eventos literários do país. O evento é palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, apresentando seus mais importantes lançamentos.

A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá de 03 a 12 de Agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. De segunda à sexta-feira, das 9h às 22h, com entrada até as 21h. Nos sábados e domingos, das 10h às 21h, com entrada até as 19h. Em 2016, o evento recebeu pouco mais de 600 mil visitantes. Este ano a organização espera um público de mais de 700 mil.

Além da programação a Bienal conta com os estandes de dezenas de editoras, de grandes e pequenas redes. Sebos também tem seu próprio espaço. O evento é muito apreciado pelos fãs por preços exclusivos só disponíveis para os visitantes.

Foto Oficial de 2016

Programação

A programação da Bienal sendo extensa como é foi dividida em 11 áreas. Cada área contém uma programação própria para os 10 dias de eventos. Aqui explicamos o que pode ser encontrado em cada uma delas.

Arena de Autógrafos BIC

Como o nome sugere, a Arena de Autógrafos BIC proporciona um encontro dos fãs com seus autores nacionais e internacionais favoritos. Os autógrafos só são permitidos através de senha. A distribuição das senhas iniciou no dia 10 deste mês, no site oficial do evento. Muitos dos autores já estão esgotados, mas como as senhas são distribuídas em lotes ainda pode haver chance de ter tal encontro na sua visita a Bienal 2018.

Acesse o link e fique de olho nas senhas ainda disponíveis, a distribuição de novas ocorre sempre ao meio dia – clique aqui.

Arena Cultural

Este é o espaço destinado aos assuntos importantes. Na Arena Cultural são realizadas palestras e bate-papos com autores, figuras públicas e alguns outros artistas. Os temas variam muito, passando por maternidade e paternidade, filosofia, ética, moral, sociedade, romances contemporâneos e até mesmo K-POP.  Por dia de evento são realizadas de 3 à 6 palestras.

Confira a lista completa e saiba o que vai ocorrer em qual dia – clique aqui.

Foto Oficial de 2016

BiblioSesc – Praça de Histórias

A Praça de Histórias traz experiências únicas. É nessa área da Bienal que acontecem as contações de histórias, o Slam das Minas, contação de histórias em libras. Além de bate-papos mais voltados para livros e duelos de quadrinhos. As leituras e apresentações são feitos por grupos artísticos. Parte da programação é um bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2017 e 2018 (saiba quem foram os vencedores – clique aqui).

Saiba mais da programação do BiblioSesc – clique aqui.

BiblioSesc – Praça da Palavra

A Praça da Palavra mantém o tema de contação de histórias e bate-papos, porém foca em poesias. Este espaço, dedicado aos poetas, traz algo mais interpretativos dos grupos artísticos que irão apresentar. Os Slams são mais presentes nessa Praça.

Confira a programação e saiba o que vai rolar – clique aqui.

Espaço Cordel e Repente

Os Lançamentos de novos livros são a principal atração deste espaço. Com cerca de 2 lançamentos por dia de evento, o Espaço Cordel e Repente conta ainda com oficinas literárias, rodas de conversas e declamação de cordel. A maior parte dos temas de tudo que vai acontecer, remete ao sertão. Trazendo com força a cultura nordestina para a Bienal 2018.

Saiba mais dos lançamentos e demais vertentes da programação do Espaço – clique aqui.

Cozinhando com Palavras

Brincando com o tema da culinária, Cozinhando com Palavras traz divertidas palestras com temas desde “50 restaurantes com mais de 50” até “A receita do sucesso”. Além de realmente discutir sobre comida com palestras que tratam de pratos típicos, ingredientes, veganismo e a recorrentes dietas milagrosas. Este espaço flutua entre as curiosidades e os temas para se refletir.

Acesse o link e confira a receita do que mais você pode acrescentar na receita para uma Bienal memorável – clique aqui.

Encontro de Fãs

Os encontros organizados pelo evento trazem uma grandes saga, um autor renomado, dois grandes gêneros, um concurso de cosplay. Além de um encontro de fãs em ascensão. Os encontros não acontecem em todos os dias do evento e são realizados perto do fim de cada dia.

Sem muito mistério, os encontros serão de fãs de da saga Harry Potter, dos fãs de Tolkien, dos gêneros de Romance de Época e Contemporâneo. Os fãs em ascensão são fãs e escritores de Fanfic/Wattpad.

Confira a programação e saiba o que vai ocorrer em qual dia – clique aqui.

Espaço do Saber Microsoft

A Equipe da Microsoft estará presente na Bienal desse ano. O espaço reservado para a empresa de tecnologia trará a educação para o centro das discussões. Tendo uma das programações mais recheadas, cada dia do evento conta de 8 a 9 mesas por dia. O Espaço do Saber Microsoft discute melhorias na educação por meio da tecnologia.

Saiba o que você pode encontrar – clique aqui.

Salão de Ideias

Sem programação para todos os dias, o Salão de Ideias terá de 3 a 5 mesas em sua programação diária. Os temas dos debates e palestras são mais focados na literatura, porém mais focados nos gêneros contemporâneos. Os problemas sociais também fazem parte das discussões presentes no espaço. O Salão de Ideias é um dos espaços com mais convidados por tema, o que torna a discussão mais ampla.

Acesse o link e confira a programação – clique aqui.

Espaço Infantil Correios – Tenda das Mil Fábulas

Homenageando o escritor emirado árabe, Sharjah. O Espaço Infantil da Bienal do Livro 2018 terá o nome de Tenda das Mil Fábulas, por conta da obra, bastante representativa na cultura árabe, o Livro das Mil Fábulas, conhecido como o Livro das Mil e Uma Noites.

A proposta da programação deste espaço é trazer a literatura infantil em fábulas, lendas, histórias, contos e mitos. Destacando na programação a diversidade cultural brasileira e a diversidade humana.

Clique aqui para saber mais do Espaço Infantil da Bienal do Livro 2018.

Foto Oficial de 2016

Papo de Mercado

Com uma pegada mais profissional, o Papo de Mercado se propõem a falar mais sobre os profissionais por trás das publicações. A programação sendo mais séria é um tanto mais curta que a demais. O espaço não estará presente em todos os dias. Tendo apenas de 1 a 4 mesas em seus dias na Bienal.

Temas como “A Importância e a Função do Ilustrador no Mercado Literário” e “Internacionalização e Editoras Independentes” representam o que pode ser encontrado nesta área do evento.

Confira a programação completa – clique aqui.

Para saber o que mais vai rolar na bienal acesse o Epílogo

Comente